As montadoras Geely e Renault, que já mantêm uma relação de longa data, estão ampliando sua colaboração no Brasil. Recentemente, as empresas firmaram um acordo que permite à Geely utilizar as fábricas e a rede de concessionárias da Renault no país para comercializar seus carros híbridos e elétricos.
A Joint-Venture e Suas Implicações
A Horse, uma joint-venture que fabrica motores para a Renault, é fruto da colaboração entre Geely e Renault, integrando a produção de motores a combustão e transmissões em nível global. O Renault Grand Koleos, que será introduzido no Brasil neste ano, foi desenvolvido a partir de um modelo da Geely.
Para concretizar essa parceria, a Geely Holding planeja investir na Renault do Brasil, tornando-se um acionista minoritário. Essa ação permitirá que a Geely tenha acesso à infraestrutura de produção local, além de recursos para vendas e serviços. No entanto, ainda será necessário assinar acordos definitivos e obter a aprovação das autoridades competentes.
Fábricas em Uso
As fábricas da Renault, que produzem veículos comerciais, como Master e Oroch, assim como a linha de carros de passeio, incluindo Duster e Kwid, poderão ser utilizadas para a fabricação dos veículos da Geely. Essa utilização mútua das instalações promete otimizar a produção e fortalecer a presença das duas marcas no mercado brasileiro.
O que se destaca é que a Geely planeja oferecer exclusivamente veículos híbridos e elétricos, evitando conflitos diretos com a gama de produtos da Renault. Além disso, a Geely poderá aproveitar a rede de concessionárias da Renault, que já possui uma forte presença no Brasil, para distribuir seus modelos.
O Portfólio da Geely
A Geely Holding é proprietária de marcas renomadas, como Volvo, Zeekr e Radar/Riddara, que já operam no Brasil, além de gerenciar a Smart e a Polestar, que está prestes a estrear no país em 2025. Outras marcas sob seu comando incluem Geely Auto, Lynk & Co, Geometry, Lotus, London Electric Vehicle Company e Farizon Auto, especializada em veículos comerciais. A empresa teve um desempenho expressivo, com vendas superiores a 3,33 milhões de veículos em 2024, enquanto o mercado brasileiro totalizou 2,57 milhões, somando automóveis e comerciais leves.
Planos para o Mercado Brasileiro
No ano passado, a Geely analisou a possibilidade de reintroduzir todas as suas marcas no Brasil, reconhecendo a importância estratégica do mercado na América do Sul. Os SUVs Galaxy E5 e Starship 7, ambos híbridos, estão entre os modelos mais cotados para essa reestreia, sendo que o Galaxy E5 já foi visto em testes no Brasil.
O Galaxy E5 possui um motor que entrega 217 cv de potência e 32,6 kgfm de torque. Na China, ele pode contar com uma bateria de 49,52 kWh, oferecendo uma autonomia de 440 km, enquanto a bateria de 60,22 kWh amplia a autonomia para 530 km.
O Starship 7, por sua vez, utiliza um motor 1.5 aspirado de 111 cv e 13,9 kgfm, juntamente com um câmbio E-DHT que integra um motor elétrico de 217 cv e 26,7 kgfm. A fabricante destaca que esse sistema conta com inteligência artificial, que analisa as condições da via e os hábitos do motorista para otimizar o desempenho do veículo.
Conclusão
A parceria entre Geely e Renault promete trazer novas opções de mobilidade elétrica e híbrida para o mercado brasileiro, aproveitando a força da infraestrutura já estabelecida da Renault no país. Ao focar nessa transição e diversificação, as empresas se posicionam para atender a uma demanda crescente por veículos sustentáveis, alinhando-se com as tendências globais de eletrificação. Para mais informações sobre carros híbridos e suas características, acesse o que é bateria auxiliar para carros híbridos.