Seres encerra atividades no Brasil e retira site do ar

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A trajetória da Seres no Brasil foi breve, abrangendo o período de julho de 2023 a julho de 2024. A montadora chinesa decidiu interromper suas operações no país, levando ao fechamento de suas duas concessionárias. Em dezembro do ano passado, havia um plano de reestruturação sendo elaborado, que deveria ser finalizado até o final do primeiro trimestre deste ano. A única forma de contato disponível entre os clientes e a marca era o site www.driveseres.com.br, que agora está fora do ar.

Nas redes sociais, o perfil oficial da Seres Brasil também está inativo. No Instagram (@seres.brasil), não foram feitas publicações desde julho de 2024, enquanto no LinkedIn não há atualizações há dez meses. O telefone da sede, situada em Barueri (SP), foi desconectado, e a Secretaria da Fazenda informou que o CNPJ da Seres Brasil está com status “Baixada”, indicando que as operações foram encerradas.

A equipe de Autoesporte tentou contato com as pessoas responsáveis pela marca no Brasil para entender o cenário atual e confirmar a possibilidade de reestruturação. Até o fechamento desta matéria, não houve retorno. Caso haja novidades, a informação será atualizada.

Em 2024, a marca conseguiu vender apenas oito veículos no Brasil, sendo cinco Seres 3 e três Seres 5, conforme dados da Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE). Os carros eram importados de Xangai, na China. Atualmente, é possível encontrar anúncios de venda do Seres 3: um em São Paulo por R$ 139.990, com 100 km rodados, e outro no Rio de Janeiro por R$ 249.990, sendo zero km e blindado. De acordo com a marca, 426.900 unidades foram vendidas globalmente em 2024.

Quem é a Seres?

A Seres se associou à Huawei, conhecida por seus smartphones. Quando começou suas atividades no Brasil em julho de 2023, a estratégia era diferente das montadoras convencionais, optando por não abrir concessionárias e realizar vendas exclusivamente online. A marca considerava essa abordagem uma forma moderna de comercializar veículos no país, similar ao modelo da Tesla.

Entretanto, em outubro de 2023, a empresa mudou de ideia e inaugurou uma loja no Jardins, uma área nobre de São Paulo. Uma nova unidade foi aberta em fevereiro de 2024 em São Conrado, no Rio de Janeiro, mas ambas fecharam em julho do mesmo ano.

Os Modelos da Seres

O Seres 3, quando ainda estava disponível, tinha um preço inicial de R$ 199.990 na versão padrão, enquanto as informações sobre a versão blindada eram fornecidas sob consulta direta à empresa.

O SUV elétrico possui um motor elétrico na parte dianteira, que gera 163 cv e 30,6 kgfm de torque, acelerando de 0 a 100 km/h em 8,9 segundos. Suas dimensões incluem 4,38 metros de comprimento, 1,85 m de largura, 1,65 m de altura e 2,65 m de entre-eixos, com um porta-malas que comporta 318 litros.

A bateria de íon-lítio de 53 kW proporciona uma autonomia de até 206 km, segundo o Inmetro. O SUV pode ser carregado em tomadas de corrente alternada de até 7 kW, levando cerca de sete horas e meia para completar a carga de 100%. Em estações de corrente contínua de 50 kW, é possível carregar de 20% a 80% em apenas 38 minutos.

O Seres 5, por sua vez, é um SUV maior, com 4,71 metros de comprimento e 2,87 m de entre-eixos. Possui dois motores elétricos que entregam 585 cv e 95,8 kgfm, permitindo uma aceleração de 0 a 100 km/h em 3,7 segundos, com uma velocidade máxima de 200 km/h. Seu preço era de R$ 394 mil, e a opção de blindagem também estava disponível.

A bateria de íon-lítio de 90 kWh pode ser carregada em eletropostos de 70 kWh DC em 36 minutos, passando de 20% a 90% da capacidade. A autonomia do modelo é de 380 km, segundo dados do Inmetro.

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