IPVA 2025: Aproveite descontos e veja quem pode se beneficiar

3 Min de Leitura

Os moradores do Rio Grande do Sul podem garantir descontos significativos no IPVA 2025, alcançando reduções de até 22,4%. Para isso, é necessário realizar o pagamento em cota única até o dia 28 de fevereiro.

Além disso, é possível obter descontos adicionais por meio dos programas estaduais Bom Motorista e Bom Cidadão. O pagamento antecipado em cota única já oferece 3% de desconto, e essa economia pode ser ampliada, dependendo da participação nesses programas.

Benefícios dos programas Bom Motorista e Bom Cidadão

O programa Bom Motorista oferece vantagens para condutores que não cometeram infrações de trânsito entre 1º de novembro de 2021 e 31 de outubro de 2024. A redução pode chegar a 15% para quem manteve o histórico impecável por três anos. Condutores sem multas por dois anos recebem 10% de desconto, e para um ano sem infrações, o abatimento é de 5%.

Já o programa Bom Cidadão é voltado para quem participa da Nota Fiscal Gaúcha. Acumulando 150 notas fiscais com CPF registrado, o desconto pode ser de até 5%. Para quem registra entre 51 e 149 notas, aplicam-se descontos progressivos.

Como pagar o IPVA 2025

O prazo para parcelar o IPVA 2025 já terminou. Agora, o pagamento deve ser feito em cota única. Quem pagar até março ainda pode aproveitar um desconto adicional de 1%. Vale lembrar que o calendário de vencimentos por placas foi eliminado, e todos os proprietários devem regularizar seus veículos até o final de abril.

Os pagamentos podem ser realizados no site ou aplicativo IPVA RS, com login gov.br e autenticação elevada. Também é possível pagar presencialmente em bancos credenciados ou via Pix.

Cuidados ao realizar o pagamento do IPVA

A Secretaria da Fazenda alerta para fraudes relacionadas ao pagamento do IPVA. O governo não envia links ou boletos por e-mail ou mensagem. Ao optar pelo Pix, confira se os dados do beneficiário são os oficiais divulgados.

Além disso, os proprietários podem aproveitar para quitar outros encargos, como taxa de licenciamento e multas de trânsito. Mantendo tudo em dia, o Detran-RS emite o documento atualizado do veículo, garantindo a regularidade junto aos órgãos de trânsito.

Dica: Planejar o pagamento de forma antecipada não só reduz custos, mas também incentiva a direção responsável e a cidadania. Confira mais detalhes sobre o IPVA e outros impostos relacionados a veículos no artigo IPVA 2025: Estados com as Alíquotas Mais Altas e Mais Baixas.

Compartilhe
Follow:
O Redator é a equipe de produção da Verificar Auito, formada por jornalistas especializados em auto e legislação veicular. Nossos artigos são escritos com base em fontes oficiais, como o Detran, CTB, SENATRAN e Sefaz, para oferecer informações relevantes e atualizadas aos motoristas de todo o Brasil.
Deixe um comentário!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *