Introduzir uma nova marca em um mercado como o brasileiro não é tarefa simples, especialmente em um território de dimensões continentais. Esse é o desafio da chinesa Neta Auto, que recentemente começou a comercializar seus veículos por aqui. Apesar de ainda ser pouco conhecida, a marca aposta no modelo Neta X, um SUV médio 100% elétrico, para conquistar o consumidor.
Além do desafio de ganhar a confiança dos brasileiros, a fabricante já enfrentou polêmicas, como o caso do modelo Neta Aya, que recebeu nota zero em testes de colisão realizados pelo Asean NCAP. Apesar disso, o foco agora está em consolidar a marca no mercado e explorar o crescente interesse por veículos elétricos no país.
O Neta X por Dentro

O design do Neta X é marcado pelo minimalismo. Na parte frontal, destacam-se os faróis divididos e o para-choque com uma entrada de ar discreta. Já na traseira, as lanternas de LED conectadas garantem um visual moderno, mas sem grandes ousadias. No interior, o acabamento combina materiais de qualidade, como couro macio e detalhes em suede, criando um ambiente confortável e sofisticado.

O espaço interno também é um dos destaques do modelo. Com 4,62 metros de comprimento, 1,86 metro de largura e 2,77 metros de entre-eixos, o veículo oferece amplo espaço para os passageiros e um porta-malas de 508 litros. Isso o torna maior que concorrentes como o Jeep Compass e o BYD Yuan Plus, garantindo mais conforto em viagens.
Tecnologia e Conectividade

O Neta X traz uma central multimídia com tela de 15,6 polegadas, onde estão concentradas a maioria das funções do carro, incluindo ajustes de espelhos e conectividade com Apple CarPlay e Android Auto. A interface é intuitiva, mas pode exigir um pouco de adaptação para quem está acostumado com comandos físicos.
Entre os equipamentos, o modelo oferece itens como faróis de LED automáticos, carregador de celular por indução, câmera 360º e teto panorâmico. A versão topo de linha, 500 Luxury, se diferencia por incluir assistências de condução como alerta de colisão frontal, frenagem de emergência e controle de cruzeiro adaptativo.
Desempenho e Autonomia Neta X

Equipado com um motor elétrico de 163 cv e torque de 21,4 mkgf, o Neta X apresenta aceleração de 0 a 100 km/h em 9,5 segundos e velocidade máxima de 150 km/h. Embora o desempenho seja modesto em comparação com concorrentes como o Yuan Plus, o SUV compensa com um preço competitivo.

A bateria de 64,1 kWh da versão 500 Luxury oferece uma autonomia de 317 km, de acordo com dados do Inmetro. Já a versão 400, com bateria de 52,5 kWh, alcança até 258 km.
Considerações Finais
O Neta X se destaca pelo espaço interno, custo acessível e lista generosa de equipamentos. No entanto, a marca ainda precisa construir sua reputação no Brasil, o que pode gerar dúvidas nos consumidores. Para quem busca um SUV elétrico com bom custo-benefício, o modelo é uma opção interessante.
Deseja verificar informações sobre seu veículo? Acesse nosso guia completo para consultar placa pelo Renavam.