O Brasil tem apresentado um avanço significativo na expansão da infraestrutura para veículos elétricos. Segundo dados da Tupi Mobilidade, o número de eletropostos públicos e semi-públicos alcançou 14.827 pontos em fevereiro de 2025, representando um crescimento de 22% desde novembro de 2024, quando eram registrados 12.137 pontos.
Esse aumento está diretamente relacionado à expansão da frota de veículos elétricos plug-in no país, que já soma 208.344 unidades. Esse número resulta em uma média de 14 veículos para cada ponto de recarga atualmente disponível.
Distribuição dos Veículos Elétricos
Do total de veículos elétricos no Brasil, 45% (93.082 unidades) são 100% elétricos (BEV, sigla para Battery Electric Vehicle), enquanto os outros 55% (115.262 unidades) são híbridos plug-in (PHEV, Plug-in Hybrid Electric Vehicle). Os modelos BEV dependem exclusivamente da rede de carregadores, enquanto os híbridos contam com maior flexibilidade devido ao motor a combustão.
Para os veículos 100% elétricos, a média é de 6 carros por eletroposto, reforçando a demanda por uma expansão ainda maior da infraestrutura de carregadores.
Crescimento Geográfico dos Eletropostos
Atualmente, 1.363 municípios brasileiros possuem algum eletroposto, um avanço em comparação aos 1.263 municípios registrados em novembro de 2024. Esse crescimento de 8% reflete o esforço para interiorizar a mobilidade elétrica, permitindo maior autonomia e tranquilidade para os condutores.
Confira o aumento da presença de eletropostos por região:
- Norte: de 38 para 47 municípios
- Centro-Oeste: de 107 para 121 municípios
- Nordeste: de 294 para 326 municípios
- Sudeste: de 479 para 506 municípios
- Sul: de 345 para 363 municípios
Esse avanço é fundamental para consolidar o uso de carros elétricos em localidades mais distantes dos grandes centros urbanos. Você pode conferir mais detalhes sobre o impacto do aumento de eletropostos no Brasil em nosso conteúdo sobre carros elétricos no país.
Tipos de Carregadores Disponíveis
Dos 14.827 eletropostos existentes, 84% (12.397 pontos) oferecem recargas lentas (AC), enquanto os 16% restantes (2.430 pontos) são de recarga rápida (DC). Vale destacar que o número de carregadores rápidos cresceu 60% no último trimestre, saltando de 1.516 unidades em novembro de 2024 para 2.430 em fevereiro de 2025. Já os carregadores lentos aumentaram 17%, passando de 10.621 para 12.397 unidades.
Os carregadores rápidos são essenciais para reduzir o tempo necessário para reabastecer os veículos elétricos, o que pode estimular ainda mais sua adoção em larga escala.
Reflexões sobre o Futuro da Mobilidade Elétrica
Davi Bertoncello, diretor da Tupi Mobilidade e membro do GT de Comunicação da ABVE, destaca que o crescimento da infraestrutura é apenas o início de uma ampla transformação no setor automotivo brasileiro. “Deixamos de contar carregadores e começamos a contar histórias. Apenas entre os carregadores rápidos, tivemos um aumento de 62% em um único trimestre”, afirmou Bertoncello.
Ele também reforçou a importância desse avanço para convencer os mais céticos: “Quem ainda duvidava da transição para a mobilidade elétrica, agora tem 2.430 motivos para repensar”.
Conclusão
A expansão dos carregadores de elétricos no Brasil é um marco importante para a evolução da eletromobilidade. Com a infraestrutura cada vez mais robusta e uma frota crescente de veículos elétricos, o país avança rumo a um futuro mais sustentável e acessível. Quer saber mais sobre veículos elétricos e suas vantagens? Leia nosso guia completo sobre carros elétricos.
A mobilidade elétrica está deixando de ser uma promessa e se tornando uma realidade para milhares de brasileiros, trazendo benefícios para o meio ambiente e para a economia do país.