O mercado de veículos elétricos no Brasil está em constante crescimento, com um aumento expressivo de 89% nas vendas entre 2023 e 2024. Apesar desse avanço, a falta de infraestrutura adequada ainda desafia a popularização desses veículos, especialmente em municípios menores.
Especialistas apontam que a ampliação das estações de recarga é essencial para sustentar o crescimento desse segmento. Os veículos híbridos surgem como uma alternativa prática, facilitando a transição para uma mobilidade mais sustentável enquanto a rede de recarga é desenvolvida.
Atualmente, existem cerca de 12.100 pontos de carregamento em todo o Brasil, de acordo com a Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE). Contudo, esses pontos estão concentrados nas grandes cidades, dificultando o acesso em regiões do interior. Esse cenário limita viagens longas, gerando incertezas sobre a disponibilidade de recarga, o que pode desmotivar a adoção de carros elétricos.
Edson Wanabe, membro do IEEE, enfatiza que, sem uma rede confiável de carregamento, muitos consumidores se sentirão inseguros em adquirir veículos elétricos. Ele destaca que a expansão dessa infraestrutura requer investimentos significativos, tanto nas áreas urbanas quanto rurais. Esse desenvolvimento, segundo especialistas, pode levar de 5 a 15 anos, dependendo do apoio recebido de governos e empresas privadas.
Comparação com outros países
Na Europa, países como Alemanha e Reino Unido possuem redes de recarga bem mais avançadas. Em 2023, a Alemanha registrava mais de 60.000 estações de carregamento, enquanto o Reino Unido contava com mais de 35.000. Esses números refletem o impacto positivo de políticas públicas voltadas ao incentivo da eletrificação, como subsídios à compra de veículos e ampliação da rede de recarga.
Soluções híbridas no Brasil
No Brasil, os veículos híbridos são considerados uma solução prática para os desafios atuais. Combinando motores elétricos e a combustão, esses modelos oferecem maior flexibilidade e aproveitam a infraestrutura já existente de combustíveis como etanol e gasolina. Isso permite uma transição mais suave para os consumidores, especialmente em áreas com baixa cobertura de estações de recarga.
Modelos como o BYD Song Pro, o primeiro híbrido flex produzido no Brasil, mostram como essa tecnologia pode integrar-se à realidade brasileira. Edson Wanabe observa que os híbridos são uma ponte útil até que a rede de recarga se torne mais robusta. Eles permitem que os motoristas desfrutem de maior autonomia e sustentabilidade, mesmo em regiões com infraestrutura limitada.
Incentivos e políticas no Brasil
Embora existam alguns incentivos no país, como isenção de ICMS em alguns estados e estímulos para frotas corporativas, esses benefícios ainda são limitados quando comparados a países como Noruega e Alemanha. Propostas para reduzir impostos federais estão em tramitação, mas ainda carecem de aprovação.
Infraestrutura em áreas rurais e rodovias
No Brasil, a infraestrutura de recarga é predominantemente concentrada nas regiões Sul e Sudeste, com pouca presença em áreas rurais ou rodovias. Alguns projetos, como o da Vibra, buscam instalar estações ao longo de 9 mil quilômetros de rodovias até 2025. Porém, a falta de infraestrutura elétrica em áreas remotas continua sendo um grande desafio.
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