BlogNoticiasProdução de Motores Híbridos eTSI pela Volkswagen no Brasil

Produção de Motores Híbridos eTSI pela Volkswagen no Brasil

Produção de Motores Híbridos eTSI pela Volkswagen no Brasil

Em 2025, a Volkswagen dará início à produção de motores híbridos na fábrica de São Carlos (SP). Além disso, a plataforma MQB Hybrid será implementada na unidade de São Bernardo do Campo (SP). Esse avanço faz parte do investimento de R$ 16 bilhões que a montadora planeja até 2028. Vamos explorar como será essa nova linha de híbridos.

O Novo Motor 1.5 TSI Evo

O motor 1.5 TSI Evo será um dos destaques dessa nova etapa. Ele substituirá o atual 1.4 TSI, sendo mais eficiente e inovador. Pertencente à família EA211, essa nova versão traz diversas melhorias, como o turbocompressor de geometria variável, que otimiza o desempenho em baixas e altas rotações. Além disso, o motor opera no ciclo Miller, aumentando ainda mais sua eficiência.

Outra tecnologia relevante é a desativação ativa de cilindros, permitindo que o motor funcione com apenas dois cilindros em situações de baixa demanda. Na Europa, o 1.5 TSI Evo é homologado para 150 cv e 25,5 kgfm, mas espera-se que esses valores sejam aprimorados no Brasil, onde o motor será adaptado para operar com combustível flex.

Sistema Híbrido eTSI

Motores Híbridos eTSI

Motores Híbridos eTSI

A tecnologia híbrida eTSI da Volkswagen já é utilizada em modelos europeus, como o Golf e o Tiguan. Esse sistema híbrido leve de 48 volts inclui uma bateria de lítio maior, capaz de alimentar diversos sistemas do veículo enquanto o motor a combustão está desligado, contribuindo para a economia de combustível.

O eTSI também pode fornecer um impulso adicional ao motor nas arrancadas, reduzindo o turbo lag. Na Europa, esse sistema já demonstrou consumo próximo ao de híbridos plenos, como relatado por publicações especializadas.

Perspectivas para o Brasil

No Brasil, o sistema eTSI será integrado ao motor 1.0 TSI e, futuramente, ao 1.5 TSI. É provável que a transmissão automática Aisin de 8 marchas seja usada, caso o DSG de sete marchas não seja oferecido. A Volkswagen ainda não confirmou qual modelo será o primeiro híbrido nacional, mas a produção em São Bernardo do Campo indica que novidades estão por vir.

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Se você está interessado em saber mais sobre motores híbridos, confira nosso guia detalhado sobre o que é um motor híbrido e seus benefícios. Para entender mais sobre os avanços da Volkswagen no mercado automotivo, visite nossa página sobre carros utilitários e suas vantagens.

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