O Ford Fiesta marcou presença no mercado brasileiro como uma opção diferenciada na categoria de hatches compactos. Antes da dominância dos SUVs compactos, o segmento “hatch premium” oferecia veículos compactos bem equipados e com motorização mais robusta. Entre eles, destaque para a sexta geração do Fiesta, que ainda é uma escolha interessante para quem busca um carro usado com bom custo-benefício.
Ford Fiesta no Brasil
O Fiesta começou a ser vendido no Brasil como um modelo importado do México em 2011, equipado com motor 1.6. Em 2013, sua produção foi transferida para São Bernardo do Campo, resultando em algumas mudanças no acabamento e na lista de equipamentos — alguns itens, como airbags de cortina, foram removidos. Essa alteração gerou críticas, mas o modelo manteve sua relevância no mercado.
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Motorização do Ford Fiesta
O Fiesta da sexta geração contou com diversas motorizações ao longo de sua trajetória. Inicialmente, era oferecido com:
- Motor 1.5 flex: 107 cv e torque de 15 kgfm (versões S e SE).
- Motor 1.6 flex: 125 cv e torque de 16 kgfm (disponível nas versões SE, SEL, Titanium e Titanium Plus).
Após a reestilização em 2016, o motor 1.5 foi descontinuado e deu lugar ao inovador 1.0 Ecoboost, com 125 cv e torque de 17,3 kgfm. Esse motor trouxe mais eficiência e desempenho ao hatch.
No entanto, a transmissão automatizada Powershift, presente nas versões mais caras, acabou prejudicando a reputação do modelo devido a problemas recorrentes. Em resposta, a Ford realizou um recall e estendeu a garantia desse câmbio para cinco anos.
Principais Equipamentos
Uma das grandes vantagens do Ford Fiesta era sua ampla lista de equipamentos, especialmente considerando sua categoria. Confira os principais itens disponíveis:
Versão S
- Ar-condicionado.
- Sistema de alarme.
- Computador de bordo.
- Retrovisores elétricos.
Versão SE
- Faróis de neblina.
- Sistema de chamadas de emergência.
- Sensores de estacionamento.
- Rádio com conectividade Bluetooth, entrada USB e auxiliar.
- Volante multifuncional.
Versão SEL
- Ar-condicionado automático.
- Repetidores de setas nos retrovisores.
- Cintos de três pontos para todos os ocupantes.
- Central multimídia compatível com Android Auto e Apple CarPlay (a partir de 2016).
Versão Titanium
- Seis airbags.
- Bancos de couro.
- Câmera de ré.
- Sensor de chuva.
- Sistema GPS integrado.
- Chave presencial.
Apesar de todos esses recursos, a versão Titanium não foi disponibilizada com câmbio manual, o que poderia ser um diferencial para alguns consumidores.
Preços na Tabela Fipe
Os valores do Ford Fiesta na tabela Fipe variam conforme o ano e a versão. Veja alguns exemplos:
- 1.5: R$ 30.646 a R$ 43.909.
- SE 1.6: R$ 30.084 a R$ 50.270.
- Titanium 1.6 AT: R$ 41.351 a R$ 74.092.
- 1.0 Ecoboost: R$ 54.983 a R$ 65.262.
Os valores podem variar, então é sempre importante consultar a tabela atualizada antes de adquirir um veículo.
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Conclusão
O Ford Fiesta da sexta geração é uma ótima opção para quem procura um veículo compacto, completo e com bom desempenho. Apesar de alguns pontos negativos, como o câmbio Powershift, o modelo ainda oferece um excelente custo-benefício no mercado de usados. Analise as versões disponíveis, verifique o histórico do veículo e avalie suas necessidades para tomar a melhor decisão.