Detran inova com autobiometria: atualize a foto da CNH pelo celular

2 Min de Leitura

No Paraná, motoristas já podem atualizar a foto da CNH diretamente pelo celular.

O Departamento de Trânsito do Paraná (Detran-PR) está modernizando seus serviços. Agora, condutores podem atualizar a foto da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) pelo aplicativo Detran Inteligente, disponível para Android e iOS.

Essa nova funcionalidade, conhecida como autobiometria facial, foi lançada recentemente em Pontal do Paraná, durante uma ação do Detran no Litoral. Inicialmente, o recurso estará disponível apenas para motoristas identificados pelo sistema que precisam atualizar a foto, especialmente aqueles com imagens muito antigas.

Como funciona a Autobiometria?

O processo é bastante simples: o motorista acessa o app, tira uma selfie no local indicado e encaminha a imagem para análise. O sistema valida se a foto atende aos padrões exigidos, garantindo a segurança e autenticidade do documento. Além da autobiometria, o aplicativo já disponibiliza uma variedade de serviços, eliminando a necessidade de comparecer a uma unidade do Detran.

Segundo o diretor-presidente do Detran-PR, Adriano Furtado, essa iniciativa é crucial para atualizar o cadastro do órgão, que ficou desatualizado durante a pandemia.

“Durante esse período, enfrentamos restrições que nos obrigaram a reutilizar fotos antigas nas renovações, desatualizando nosso sistema. Com a autobiometria, conseguimos resolver isso sem retirar a comodidade do atendimento digital ao cidadão”, explicou.

A atualização da foto é obrigatória para serviços como alteração de dados pessoais, como mudança de nome, e adição ou alteração de categoria da CNH. Também é necessária em renovações quando a última foto possui mais de 10 anos ou não atende aos critérios técnicos.

Tag:
Compartilhe
Follow:
O Redator é a equipe de produção da Verificar Auito, formada por jornalistas especializados em auto e legislação veicular. Nossos artigos são escritos com base em fontes oficiais, como o Detran, CTB, SENATRAN e Sefaz, para oferecer informações relevantes e atualizadas aos motoristas de todo o Brasil.
Deixe um comentário!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *