O Citroën Basalt rapidamente se tornou um dos favoritos no mercado automotivo brasileiro. Desde seu lançamento em outubro de 2024, o SUV turbo coupé atraiu olhares por sua combinação de design moderno, desempenho eficiente e preço acessível, principalmente em comparação com seus concorrentes.
O que faz do Citroën Basalt um destaque?
Projetado na plataforma modular CMP, a mesma utilizada nos modelos C3 Hatch e C3 Aircross, o Basalt tem dimensões que favorecem o espaço interno, com um entre-eixos de 2.645 mm. Embora seja um pouco menor que o Aircross, ele ainda oferece conforto e praticidade para famílias.
Conjunto mecânico e economia
O motor 1.0 Turbo 200, aliado ao câmbio automático CVT de 7 velocidades, entrega até 130 cv de potência. Isso garante boa performance tanto no ambiente urbano quanto na estrada, além de uma excelente economia de combustível. Durante os testes, o Basalt atingiu médias impressionantes, chegando a quase 14 km/l, superando as expectativas do PBEV do Inmetro.
Seus destaques incluem:
- Suspensão ajustada: proporciona uma condução suave mesmo em terrenos irregulares.
- Isolamento acústico: elimina ruídos externos, aumentando o conforto a bordo.
Para mais detalhes sobre a versão CVT, confira nossa avaliação completa do Citroën Basalt Feel CVT.
Conectividade e tecnologia
O Basalt traz recursos tecnológicos básicos, mas funcionais. Entre os principais itens:
- Painel digital de 7 polegadas e central multimídia de 10 polegadas.
- Conexão sem fio com Android Auto e Apple CarPlay.
- Três portas USB, incluindo duas de carregamento rápido.
Entretanto, o ponto fraco está na ausência de sistemas de assistência à direção, como o Sistema ADAS. Mesmo em sua versão topo de linha, o Basalt não oferece tecnologias como frenagem autônoma ou controle de cruzeiro adaptativo.
Pontos positivos e negativos
Prós:
- Excelente consumo de combustível.
- Conjunto mecânico eficiente.
- Conforto na direção, graças ao “Flying Carpet Effect”.
Contras:
- Acabamento interno com excesso de plástico rígido.
- Falta de ajustes de altura no volante.
- Ausência de recursos avançados de segurança.
Confira como o modelo se compara a outros SUVs na matéria sobre concorrência e recordes de vendas.
Concorrentes diretos
No mercado, o Citroën Basalt disputa espaço com modelos como Nissan Kicks, Volkswagen Nivus e Fiat Fastback. Apesar de seu acabamento interno ficar atrás de alguns rivais, o preço competitivo e o desempenho mecânico o colocam em uma posição de destaque.
Vale a pena investir no Citroën Basalt?
O Citroën Basalt é uma excelente opção para quem busca um SUV turbo coupé acessível e eficiente. Mesmo com algumas limitações, como o acabamento interno e a ausência de sistemas avançados de assistência, ele compensa com economia de combustível, dirigibilidade e preço competitivo.
No início de 2025, as versões disponíveis e preços eram:
- Feel 1.0 MT: R$ 94.490
- Feel Turbo CVT: R$ 115.700
- Shine Turbo CVT: R$ 117.100
Se você valoriza desempenho e economia, o Basalt certamente deve estar na sua lista de opções. Para outras novidades sobre SUVs no mercado, conheça o BYD Song Premium híbrido.