Kia avalia produzir Sportage híbrido no Brasil para reduzir custos
O recente aumento no imposto de importação para veículos híbridos e elétricos tem causado impacto significativo nos planos da Kia no Brasil. Em julho de 2024, ocorreu uma elevação nas alíquotas, e um novo ajuste está previsto para julho de 2025. Diante disso, a montadora busca alternativas para viabilizar a produção local do novo Kia Sportage, conforme revelou José Luiz Gandini, presidente da marca no país.
Atualmente, o Sportage é produzido na Eslováquia, mas há negociações para que sua montagem seja transferida para a fábrica da Nordex, em Montevidéu, no Uruguai. Além disso, existe a possibilidade de parcerias com a Comexport para produção local em Horizonte, Ceará, utilizando a antiga planta da Troller. Nesse modelo de operação CKD, os componentes importados seriam apenas montados no Brasil, garantindo competitividade nos custos.
Impacto do imposto de importação
O aumento escalonado do imposto de importação tem sido um obstáculo para veículos híbridos e elétricos. Em 2024, as alíquotas para híbridos subiram de 12% para 25%, e, em 2025, devem alcançar 30%. Para veículos totalmente elétricos, a alta foi de 10% para 18%, com previsão de 25% em 2025 e 35% em 2026. Essas mudanças pressionam as montadoras a buscar soluções para manter os preços acessíveis aos consumidores.
Produzir localmente pode oferecer vantagens fiscais significativas. No regime CKD ou SKD, as alíquotas são menores, permitindo preços mais competitivos. Contudo, a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) já sugeriu que essas taxas sejam ajustadas para até 35% em 2028, o que pode dificultar ainda mais os planos das montadoras no futuro.
Regionalização do Kia Seltos e outros modelos
Outro modelo que pode ser regionalizado é o Kia Seltos. A nova geração do SUV será produzida em Montevidéu a partir de 2027, junto com a picape média Tasman. A decisão visa reduzir custos e aproveitar os benefícios fiscais do Mercosul. O Seltos, que passou por uma reestilização em 2024, deve ganhar uma nova geração em breve, potencialmente alinhada aos planos de montagem local no Uruguai.
Além do Sportage e do Seltos, a Kia também investiga o mercado de veículos elétricos, como o SUV Kia EV5, que oferece autonomia de até 720 km. A expansão do portfólio híbrido e elétrico reforça o compromisso da marca com a sustentabilidade e a inovação, mesmo diante dos desafios fiscais.
O que esperar da Kia no Brasil
Com a alta do imposto de importação, a Kia busca alternativas para manter sua competitividade no mercado nacional. Parcerias estratégicas e investimentos em produção local são as principais apostas da montadora. A decisão de produzir no Brasil ou no Uruguai dependerá de fatores como custos, incentivos fiscais e demanda do mercado.
Embora existam desafios, a regionalização de modelos como o Sportage e o Seltos demonstra o interesse da Kia em fortalecer sua presença no Brasil e na América Latina. A marca também segue de olho nas oportunidades criadas pela crescente demanda por veículos híbridos e elétricos, que oferecem economia e menor impacto ambiental.
Para quem deseja saber mais sobre os aspectos fiscais e tributários que envolvem os veículos no Brasil, confira o artigo Impostos de Veículos no Brasil no site Verificar Auto.