A icônica fábrica da Mercedes-Benz em Virrey del Pino, Argentina, está programada para ser vendida em 2025. Este movimento envolverá a transferência de 200 hectares e aproximadamente 1.700 funcionários para o grupo empresarial argentino comandado por Pablo Peralta.
História da Fábrica de Virrey del Pino
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Inaugurada em 1951, a unidade de Virrey del Pino foi a primeira instalação da Mercedes-Benz fora da Alemanha. Localizada na província de Buenos Aires, desempenhou um papel vital na economia local. A fábrica gerou empregos e impulsionou melhorias na infraestrutura regional.
Desde 1996, a fábrica tem sido a principal sede de produção da van Sprinter, um dos produtos mais bem-sucedidos da Mercedes-Benz. Inicialmente montada em Buenos Aires, a Sprinter rapidamente se destacou no mercado automotivo, tornando-se um produto líder e acumulando mais de 400.000 unidades fabricadas. A van é exportada para vários países, incluindo os Estados Unidos, com modelos adaptados para mercados com volante à direita, aumentando sua presença global.
Reestruturação da Mercedes-Benz
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Em 2021, a Mercedes-Benz se dividiu em dois grandes conglomerados globais: a Mercedes-Benz Argentina, focada em veículos de luxo e administração da fábrica, e a Mercedes-Benz Caminhões e Ônibus Argentina, que se mudará para Zárate para centralizar suas operações de produção.
Produção da Sprinter
A produção da Sprinter continuará na Argentina até 2029. Esta decisão faz parte dos planos da Mercedes-Benz para eletrificação e introdução de uma nova geração da Sprinter com motores totalmente elétricos. A mudança é determinante para a transferência da unidade para o grupo de Pablo Peralta.
A venda inclui a licença para importar e comercializar modelos de ponta, garantindo a continuidade da produção. Mesmo após a mudança de controle, a fábrica de Virrey del Pino deve continuar a desempenhar um papel significativo na economia local.
Impacto e Legado
A fábrica de Virrey del Pino tem um legado rico, tendo produzido modelos emblemáticos como o 170 D e o 220 D, além de caminhões e ônibus. Esses veículos foram essenciais para consolidar a presença da Mercedes-Benz no mercado argentino e em toda a América Latina [Verificar Auto].
Conexão com Juan Manuel Fangio
A relação da Mercedes-Benz com a Argentina é reforçada pela ligação com Juan Manuel Fangio, lendário piloto de Fórmula 1 e campeão mundial pela equipe alemã. Fangio presidiu o conselho de administração da Mercedes-Benz Argentina, fortalecendo os laços históricos com a marca.
Futuro e Novas Direções
A decisão de vender a fábrica está alinhada com os planos de eletrificação da Mercedes-Benz. A introdução de uma nova geração da Sprinter com motores elétricos está prevista, refletindo a transformação da indústria automotiva em direção à sustentabilidade.
Enquanto a Mercedes-Benz Caminhões e Ônibus Argentina se prepara para a mudança para Zárate, a fábrica continuará a ser um pilar da economia local. Essa transição representa uma nova fase para a Mercedes-Benz na Argentina, mantendo seu compromisso com inovação e qualidade.
Com este movimento estratégico, a Mercedes-Benz busca reforçar sua posição no mercado, adaptando-se às novas demandas do setor automotivo. A expectativa é que a transição de liderança e foco tecnológico traga benefícios tanto para a marca quanto para a economia da região.