A Volvo Car Brasil apresentou novas designações para dois de seus modelos elétricos. O XC40 foi renomeado para EX40, enquanto o C40 agora é conhecido como EC40. Essa mudança está alinhada com a nova nomenclatura da marca, que inclui modelos como o EX30 e o EX90, sendo que o EX30 já está disponível no mercado brasileiro.
Atualizações para a Linha 2026
Com a nova denominação, o EX40 e o EC40 também ganharam atualizações significativas para a linha 2026. A versão Ultra do EX40 agora oferece uma autonomia de 393 km, um aumento em relação aos 348 km do modelo anterior. O EC40 Ultra, por sua vez, passou a ter uma autonomia de 404 km, um adicional de 51 km, segundo informações do Inmetro.
Outra novidade é a adição da nova cor Sand Dune e duas opções de acabamento interno: Dawn Fusion Microtech e Charcoal Fusion.
Mudanças nos Preços
Os preços dos modelos também foram atualizados. O EX40 Plus 2026 é comercializado por R$ 329.950, enquanto a versão Ultra tem o preço de R$ 379.950. O Volvo EC40 2026 apresenta preços semelhantes, com a versão Plus custando R$ 334.950 e a Ultra saindo por R$ 384.950.
Marcelo Godoy, presidente da Volvo Car Brasil, destacou que “o principal objetivo dessa mudança é facilitar ainda mais a compreensão dos nossos clientes na hora de optar pelo modelo que gostariam de comprar”. Para mais informações sobre a nova nomenclatura, confira Volvo altera nomenclatura de SUVs elétricos no Brasil e mantém preços.
Desempenho e Especificações
O Volvo EX40 mede 4,44 metros de comprimento e 1,87 metro de largura, possuindo um porta-malas de 410 litros e mais 31 litros de espaço no compartimento dianteiro. A bateria tem capacidade de 82 kWh, garantindo autonomia de até 393 km na versão AWD. O carregamento rápido permite que a bateria seja carregada de 10% a 80% em aproximadamente 30 minutos, tornando as viagens mais longas mais convenientes.
Na configuração AWD, o EX40 gera 408 cv de potência, acelerando de 0 a 100 km/h em apenas 4,8 segundos. A versão RWD, que é mais acessível, entrega 238 cv e leva 7,3 segundos para alcançar a mesma velocidade máxima de 180 km/h.
O EC40 também está disponível em duas versões. A versão de entrada, equipada com motor elétrico de 238 cv e tração traseira (RWD), acelera de 0 a 100 km/h em 7,4 segundos e atinge a mesma velocidade máxima de 180 km/h. Sua bateria de 69 kWh proporciona uma autonomia de até 385 km segundo o ciclo do Inmetro.
A versão mais potente do EC40, com tração integral (AWD) e dois motores elétricos somando 408 cv, acelera de 0 a 100 km/h em apenas 4,8 segundos. A bateria de 82 kWh garante uma autonomia de até 404 km no ciclo do Inmetro.
Vendas e Presença no Mercado
A Volvo encerrou 2024 com um total de 8.682 carros vendidos no Brasil, destacando o EX30 como o elétrico premium mais emplacado, com 2.748 unidades vendidas. O XC60 ficou em primeiro lugar nas vendas de híbridos, com 3.287 unidades comercializadas. Para 2025, a marca prevê a chegada do novo EX90 no Brasil.
Além disso, a Volvo investiu mais de R$ 70 milhões na instalação de eletropostos em todo o país, com o intuito de fortalecer sua posição no mercado de veículos elétricos e aprimorar a infraestrutura disponível para esses modelos no Brasil.
Conclusão
As mudanças apresentadas pela Volvo nos modelos EX40 e EC40 não apenas tornam os veículos mais atrativos, como também melhoram a experiência do consumidor com atualizações significativas em termos de autonomia e opções de personalização. Para saber mais sobre como escolher o carro elétrico ideal, acesse Carro Elétrico Usado: Como Escolher o Modelo Ideal!.